Cavalo atacado por abelhas não resistiu e morreu esta manhã
Animal teria sido atacado por volta das 6h próximo ao estábulo onde fica. Bombeiros, veterinários e voluntários atuaram por horas na tentativa de salvar o cavalo, que morreu por volta das 10h30 Acabou morrendo nesta terça-feira (6), um cavalo atacado por enxame de abelhas logo no início da manhã.

Animal teria sido atacado por volta das 6h próximo ao estábulo onde fica. Bombeiros, veterinários e voluntários atuaram por horas na tentativa de salvar o cavalo, que morreu por volta das 10h30
Acabou morrendo nesta terça-feira (6), um cavalo atacado por enxame de abelhas logo no início da manhã. Conforme registro do quartel do Corpo de Bombeiros de São Marcos, a corporação foi acionada por volta das 6h30 pelo proprietário do animal.
O cavalo estava próximo ao estábulo onde fica quando foi atacado, tendo escapado do ambiente parando próximo da BR-116 com a Rua Alfredo de Lavra Pinto, se debatendo muito e com olhos, boca e focinho muito inchados.
De grande porte e saudável, o cavalo adulto foi contido e medicado após o afastamento das abelhas feito pelos bombeiros. Veterinários e voluntários também ajudaram na ação de tentar salvar o equino, que não resistiu e morreu por volta das 10h30, após 4 horas de sofrimento. Também feito resfriamentos do animal com água para amenizar a dor.
Um das veterinárias e um soldado dos bombeiros acabaram sendo atingidos pelo animal, passaram por exames e nenhuma fratura foi constatada.
O cavalo sofreu uma parada cardiorrespiratória após órgão serem afetados pelas toxinas das abelhas, que são do tipo africanizadas, também conhecida coloquialmente como “abelha assassina”, é uma híbrida de espécies ocidentais de abelha com abelhas africanas.
Prevenção e cuidados
Em caso de ataque, deve-se acionar os bombeiros, porém algumas medidas podem ser tomadas caso um enxame seja visualizado: Evitar barulhos, porque atrai as abelhas. Se for à noite, evitar acender luzes e verificar onde está o enxame. Se ver o enxame, evita a área, isola, para que as pessoas não fiquem feridas.