Campestre da Serra recebe selo ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O município de Campestre da Serra cadastrou as ações desenvolvidas em 2024 e obteve 90 pontos. Também foram premiados os municípios de Ausentes e Ipê.

O município de Campestre da Serra cadastrou as ações desenvolvidas em 2024 e obteve 90 pontos. Também foram premiados os municípios de Ausentes e Ipê.
Os secretários de Educação, Carlos Adalberto Vieira, e da Cultura, Fabiana Parisotto Fernandes, receberam nesta segunda-feira (10/02), em Brasília, o selo ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, concedido pelo Ministério da Educação. O reconhecimento foi resultado das ações desenvolvidas pelo município de Campestre da Serra ao longo de 2024, que somaram 90 pontos na avaliação do programa.
Além de Campestre da Serra, os municípios de Ausentes e Ipê também foram premiados pela implementação de políticas educacionais que visam a alfabetização em tempo certo.
O município aderiu aos programas estadual e federal de alfabetização, estabelecendo um plano de trabalho estruturado para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental. O programa também tem foco na recuperação das aprendizagens de alunos do 3º, 4º e 5º ano, que tiveram seu desenvolvimento afetado pela pandemia.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca assegurar o direito à alfabetização de crianças brasileiras e estabelece princípios como a promoção da equidade educacional, considerando aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero. O programa também incentiva a colaboração entre estados e municípios, fortalecendo a cooperação entre os entes federativos.
O selo ouro é uma recompensa simbólica que reconhece o empenho de Campestre da Serra em garantir educação de qualidade e reflete o compromisso da administração municipal com o futuro das crianças.