Campanha quer ampliar em 5% doação de leite materno
.

Em São Marcos as lactantes podem doar através do Corpo de Bombeiros em parceria com o AMA Tacchini
O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (18) a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano, com a meta de ampliar em 5%, em 2023, a oferta de leite materno a bebês prematuros ou de baixo peso internados em UTIs e que não podem ser amamentados pelas próprias mães.
Com esse percentual, será possível atender, pelo menos, 60% da demanda por leite humano, o equivalente a 245,7 mil litros. Atualmente, 55% dos bebês prematuros ou de baixo peso recebem leite humano. Em 2022, foram coletados 234 mil litros de leites, que alimentaram 222 mil recém-nascidos. No total, 197 mil mulheres fizeram doações no período.
Com o slogan, “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho. Doe leite materno”, a campanha marca o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, celebrado nesta sexta-feira (19), e quer atrair mais doadoras.
Segundo o ministério, o leite humano reduz em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos por causas evitáveis. “Um agravante é que os estoques dos bancos de leite costumam cair durante as férias escolares ou de feriados prolongados. Historicamente, os primeiros meses do ano são os que têm o menor número de doações. Por isso, a importância da campanha ser realizada no primeiro semestre. Esta ação não pode se encerrar na campanha”, explicou Sônia Venâncio, coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde.
A coordenadora acrescentou que o leite humano diminui o tempo de internação dos recém-nascidos prematuros e com baixo peso, risco de infecções nos hospitais e compra de fórmulas infantis. Outra meta é buscar a autossuficiência dos bancos de leite humano do país. Somente o banco do Distrito Federal é autossuficiente.
Em São Marcos as mães podem doar através dos bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar de São Marcos tem uma parceria com o Banco de Leite Materno do hospital Tacchinni, de Bento Gonçalves, desde 2021, o AMA Tacchini é o único da serra gaúcha e iniciou com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida iniciando com o alimento ideal desde as primeiras horas de vida do lactente.
As mamães que residem nos 49 municípios que fazem parte da área de abrangência do 5º Batalhão de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul poder realizar doações ao Banco de Leite Ama Tacchini sem precisar sair de casa.
As mães que desejam doar, devem entrar em contato através do telefone (54) 3055.0303 das 8h às 18h, onde serão orientadas sobre os procedimentos a serem adotados.