Campanha de vacinação contra a Influenza inicia em 25 de março em São Marcos
Campanha Nacional acontece de 25 de março até 31 de maio de 2024,. O “Dia D” está marcado para 13 de abril São Marcos se prepara para mais uma importante etapa na proteção da saúde da população.

Campanha Nacional acontece de 25 de março até 31 de maio de 2024,. O “Dia D” está marcado para 13 de abril
São Marcos se prepara para mais uma importante etapa na proteção da saúde da população. Do dia 25 de março até 31 de maio de 2024, acontece a 26ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O “Dia D” está marcado para 13 de abril.
A meta vacinal estabelecida é atingir 90% do público-alvo, o que inclui crianças, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, policiais, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, doentes crônicos e outros grupos prioritários. Um total de 8.897 pessoas serão alvo dessa importante ação de saúde pública no município.
O diferencial deste ano é que todos os grupos elencados poderão ser vacinados a partir do primeiro dia da campanha, sem escalonamentos. Isso permite que cada pessoa elegível possa buscar a imunização de acordo com sua disponibilidade.
Para garantir o acesso de todos, as vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde do município. Além disso, pessoas com dificuldade de locomoção ou acamadas podem agendar a aplicação da vacina em domicílio, facilitando o acesso à imunização.
É importante ressaltar que as vacinas influenza trivalentes utilizadas na campanha a partir de fevereiro de 2024 contêm três tipos de cepas de vírus em combinação, conforme as diretrizes da Anvisa, com isso, pessoas que receberam a vacina da Influenza de 2023, mesmo que em dezembro, deverão ser revacinadas. O laboratório produtor do imunizante é o Butantan.
Além disso, algumas precauções devem ser observadas, como adiar a vacinação em casos de doenças febris agudas, moderadas ou graves, história de alergia a ovo, entre outros. A contraindicação é apenas para crianças menores de 6 meses de idade e para aqueles que tiveram anafilaxia anterior à vacina.
É fundamental que todos estejam atentos e participem ativamente desta campanha, que visa não apenas a proteção individual, mas também a coletiva. A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir a propagação da gripe e suas complicações, especialmente em tempos de pandemia.