/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/cd7939cd48da509122a00f90eed10bd4.png

Câmara de São Marcos cria Frente Parlamentar para investigar Corsan/Aegea

Vereadores irão estabelecer pela primeira vez uma Frente Parlamentar para investigar a Corsan/Aegea, sobre questões de abastecimento de água e cobranças abusivas. Dispositivo passou a fazer parte do Regimento Interno da Câmara de São Marcos em 2023. Medida se deu após cidadão propor criação de CPI.

Atualizado em 18/02/2025 às 17:02, por Equipe SMO.

Câmara de São Marcos cria Frente Parlamentar para investigar Corsan/Aegea

Vereadores irão estabelecer pela primeira vez uma Frente Parlamentar para investigar a Corsan/Aegea, sobre questões de abastecimento de água e cobranças abusivas. Dispositivo passou a fazer parte do Regimento Interno da Câmara de São Marcos em 2023. Medida se deu após cidadão propor criação de CPI. Entenda o caso na reportagem

Na sessão da Câmara Municipal de São Marcos realizada nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, o presidente da Casa, Antônio Luiz Brochetto (PDT), anunciou a decisão de criar uma Frente Parlamentar para investigar os serviços de abastecimento de água prestados pela Corsan, atualmente administrada pela empresa Aegea. Essa iniciativa surge em resposta ao pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) protocolado pelo morador José Airton Muller na sessão anterior, em 10 de fevereiro.

/apidata/imgcache/6ab4f0e8b4287808ccf7582ab7f7b6fd.png

Leia mais: Morador de São Marcos solicita CPI para investigar Corsan/Aegea

Após discussões internas, os vereadores optaram pela formação da Frente Parlamentar como alternativa à CPI, conforme explica o presidente Brochetto:

“Conforme o Regimento Interno, a Frente Parlamentar é composta por uma frente suprapartidária, digamos, um vereador de cada bancada: PDT, PP, PL, Podemos e MDB. Mas os vereadores fizeram questão de todos fazerem parte da Frente, ficando fora da Frente a minha pessoa, na condição de presidente da casa”, destacou Brochetto ao SMO. “Solicitei aos vereadores se reunirem para tratar da confecção do estatuto, confeccionar ata da instalação da Frente e definir metas e, obviamente, contatar câmaras de vereadores de outros municípios”, enfatizou.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

A mesa diretora está elaborando um projeto de decreto para oficializar a criação da Frente, incluindo um estatuto que definirá seus objetivos, integrantes e atividades a serem realizadas. Uma vez aprovado o decreto, a Frente iniciará seus trabalhos imediatamente.

Entre as atribuições da Frente Parlamentar estão a realização de reuniões com representantes da Corsan/Aegea, a promoção de audiências públicas e outras ações que visem solucionar os problemas relatados pela comunidade, como falhas no abastecimento de água, cobranças abusivas e priorização de grandes clientes em detrimento da população local.

Esta será a primeira vez que a Câmara Municipal de São Marcos utilizará o dispositivo de Frente Parlamentar, inserido no novo regimento interno adotado em 2023. Embora iniciativas semelhantes possam ter ocorrido no passado, esta é a primeira sob essa nomenclatura específica.

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

A criação da Frente Parlamentar reflete o compromisso da Câmara em buscar soluções efetivas para os desafios enfrentados pelos moradores de São Marcos em relação aos serviços de abastecimento de água. A população aguarda que, por meio dessa iniciativa, sejam implementadas melhorias significativas e que os direitos dos cidadãos sejam respeitados.