Calor aumenta com tardes de verão em junho antes da volta da chuva
.

Temperatura estará muito alta nesta quinta e na sexta antes do retorno da chuva ao Rio Grande do Sul no fim de semana
O Rio Grande do Sul terá mais dois dias de sol e calor antes do retorno da chuva e do começo de um longo período de instabilidade que trará muitos dias chuvosos para o estado e com elevados volumes de precipitação em diferentes áreas do estado.
Uma massa de ar quente cobre uma extensa área da América do Sul, inclusive o território gaúcho, trazendo temperatura acima a muito acima do normal para esta época do ano.
Muitos municípios com estações automáticas particulares registraram máxima hoje à tarde acima dos 30ºC, notadamente no Noroeste, no Centro do estado, nos vales, Grande Porto Alegre e Litoral Norte.
O Rio Grande do Sul segue sob a massa de ar quente nesta quinta. O calor segue e as máximas serão parecidas com as de hoje. O sol predomina com amplos períodos de céu claro ou de poucas nuvens, mas, novamente, o amanhecer pode ter bancos de nevoeiro.
Na sexta-feira, o sol aparece com momentos de céu claro e de parcial nebulosidade em todo o estado e o dia será muito quente com máximas acima de 30ºC em muitas cidades. No final do dia, o tempo começa a mudar com chuva pelo extremo Sul, na região do Chuí e Santa Vitória do Palmar.
Chuva retorna no fim de semana
No sábado, uma frente fria acompanhada de área de baixa pressão avança pelo estado. Embora o sol chegue a aparecer com nuvens a nebulosidade aumenta e a chuva que atinge desde cedo o Sul gaúcho avança e alcança no decorrer do dia a maioria das localidades. Na maior parte do estado, porém, os volumes na maioria das cidades não devem ser altos.
No domingo, o tempo segue instável no Rio Grande do Sul. Chove ainda na maior parte do estado e as precipitações serão mais fortes, inclusive com volumes altos, perto e acima de 50 mm, em pontos do Centro para o Norte do estado, mas com acumulados localmente superiores. Será o dia com chuva mais volumosa no fim de semana.
A MetSul enfatiza que a chuva do fim de semana, embora cercada de receio, não será uma repetição do visto no final de abril e em maio. Chuva localmente forte até pode trazer transtornos em alguns municípios, como alagamentos pontuais, mas não haverá transbordamento de rios nem novas enchentes por conta dos acumulados do sábado e do domingo.