Brigada Militar apreende uma tonelada de pinhão em São Francisco de Paula
.

A colheita e comercialização do pinhão no Rio Grande do Sul só são permitidas a partir de 1º de abril, quando as sementes atingem o estágio ideal de maturação
Na manhã deste domingo (30), a Patrulha Ambiental (Patram) de Caxias do Sul realizou uma operação de fiscalização no município de São Francisco de Paula e apreendeu cerca de uma tonelada de pinhão armazenada ilegalmente em um galpão na zona rural.
A colheita e comercialização do pinhão no Rio Grande do Sul só são permitidas a partir de 1º de abril, quando as sementes atingem o estágio ideal de maturação. A antecipação da retirada compromete a regeneração da Araucaria angustifolia, espécie nativa da Mata Atlântica e considerada ameaçada de extinção.
O responsável pelo armazenamento irregular foi detido, e a carga apreendida conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que prevê sanções para infrações contra a flora e a fauna.
Diante dos fatos, foi confeccionado o respectivo Termo Circunstanciado (TC), para o autor que efetuou a coleta, sendo os pinhões apreendidos. O material apreendido foi encaminhado para Zoo da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e minizoo de Gramado.
Esse é chamado o período de defeso, pois mais de 70 espécies se alimentam do Pinhão, principalmente aves se alimentam das bochas, (papagaio charão e gralha azul) depois de abertas caem também, servindo de alimento para animais típicos da serra, ouriço e graxaim, da reforço calórico para a queda da temperatura que chega com o outono.
O Comando Ambiental da Brigada Militar reforça que seguirá atuando no combate a crimes ambientais e na preservação dos recursos naturais.