Bombeiros dão dicas sobre o uso de fogões, aquecedores e lareiras
Confira orientações sobre o uso adequado para prevenção de acidentes domésticos. Com a queda da temperatura, aumenta a vontade de ficar em casa e, com isso, é natural buscarmos uma maneira de nos aquecermos.

Confira orientações sobre o uso adequado para prevenção de acidentes domésticos.
Com a queda da temperatura, aumenta a vontade de ficar em casa e, com isso, é natural buscarmos uma maneira de nos aquecermos. Por isso, nesta época do ano é comum o uso de aquecedores, fogão a lenha, lareiras, entre outros mecanismos e equipamentos para aquecer ambientes.
Entretanto, é necessário estar atento quanto à utilização correta de cada aparelho, manutenção, certificação do fabricante e os riscos que cada um oferece. A reportagem do São Marcos Online buscou orientações e dicas de prevenção com o Corpo de Bombeiros do município para orientar a comunidade.
Os bombeiros explicam que neste período por questão da condição climática é comum tiramos alguns equipamentos elétricos, que estão guardados, empoeirados e sem a manutenção adequada, com fios soltos ou com mau contato e isso pode gerar curto circuito e haver um princípio de incêndio.
Além disso, há o risco normal de alguns equipamentos, por exemplo, aquecedores que ficam próximos de cortinas, podendo gerar um princípio de incêndio, queimaduras em crianças, idosos ou pessoas com alguma dificuldade de locomoção.
De forma geral, esses equipamentos utilizam energia elétrica ou uma fonte combustível para produzir calor, como um líquido inflamável, carvão, lenha, os quais exigem cuidados em seu manuseio para evitar acidentes, desde pequenas queimaduras, incêndios e até mesmo a morte por intoxicação.
Nesta época do ano também é muito comum, secar roupas próximo ao fogão à lenha ou até mesmo ter tapetes próximos das lareiras no intuito de aquecer mais o ambiente, porém dependendo da madeira usada, são geradas faíscas que podem ocasionar incêndios, alertam os bombeiros.
Confira algumas dicas de uso de cada equipamento
Aquecedor elétrico
Faça o uso conforme a orientação específica do manual, evitando sobrecarga no aparelho, o qual pode gerar um curto circuito e também um princípio de incêndio.
Mantenha fora do alcance das crianças enquanto estiver em funcionamento para evitar queimaduras.
Mantenha sempre a renovação do ar nesse ambiente.
*Importante: equipamento com certificação, manutenção, local ventilado, manter fora do alcance de crianças.
Fogão e lareiras à lenha
Para este caso são utilizadas madeiras para queimar e gerar calor no ambiente.
É importante que seja instalado em um local seguro, longe de cortinas e materiais que possam servir para alimentar as chamas e ajudar a propagar o fogo, em caso de um princípio de incêndio.
Tenha cuidado com a aproximação de crianças e animais de estimação.
Mantenha a ventilação no local para evitar qualquer tipo de intoxicação.
Sempre realize a limpeza da chaminé para evitar acúmulo de sujeira e possibilitar a saída dos gases resultantes da combustão.
O Corpo de Bombeiros não recomenda que se utilize queima de álcool em recipientes colocados em ambientes fechados como banheiros ou outras instalações, bem como a prática de queima de carvão para buscar o aquecimento, pois ambas em locais com pouca ventilação podem levar as pessoas à morte.