Bombeiros controlaram enxame de abelhas que atacou três pessoas em via pública nesta quarta-feira
Caso ocorreu na Av. Venâncio Aires, centro de São Marcos. Parte da via chegou a ficar isolada durante um período.

Caso ocorreu na Av. Venâncio Aires, centro de São Marcos. Parte da via chegou a ficar isolada durante um período. Saiba como proceder em caso de ataques
Na manhã desta quarta-feira (11), o Corpo de Bombeiros atendeu a um chamado para controlar um enxame de abelhas que causava transtornos na Av. Venâncio Aires, centro de São Marcos. Antes da chegada da equipe, as abelhas já haviam picado duas mulheres e um homem. Para prevenir novos ataques, os bombeiros montaram uma linha de mangueira no local, pronta para ação caso os insetos ficassem mais agressivos.
Após avaliar a situação, os bombeiros dispersaram o enxame utilizando água e inseticida, encerrando o ataque. Apesar das tentativas, eles não conseguiram localizar o proprietário das abelhas.
Ataques de abelhas e como proceder
Em dias muito quentes, é comum que abelhas fiquem mais agitadas, aumentando o risco de ataques. Elas são mais propensas a se tornarem agressivas quando se sentem ameaçadas ou quando suas colmeias são perturbadas. Caso se depare com um enxame de abelhas, é importante seguir algumas orientações de segurança:
- Afaste-se lentamente: Evite movimentos bruscos, pois isso pode irritar ainda mais os insetos.
- Cubra-se: Se possível, use uma camisa, casaco ou outro item de vestuário para proteger o corpo.
- Não tente se defender com as mãos: Tapar ou tentar matar abelhas com as mãos pode aumentar a agressividade do enxame.
- Procure abrigo: Entre em um carro ou em um prédio para se proteger.
- Ligue para o corpo de bombeiros: O ideal é sempre acionar profissionais para lidar com o enxame de forma segura.
Em caso de picadas, é importante retirar o ferrão o mais rápido possível e aplicar compressas frias para aliviar a dor e reduzir o inchaço. Se a vítima apresentar sinais de alergia, como dificuldade para respirar, é necessário procurar ajuda médica imediatamente.