BM de São Marcos recebe nova viatura e armas de choque através do Piseg RS
.

Renault Duster semiblindada e duas pistolas modelo Spark foram adquiridas pelo Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública – Piseg
Na tarde desta quinta-feira, dia 1º de junho, na sede do 2º Pelotão de Polícia Militar, em São Marcos, foi realizada a entrega simbólica de uma nova viatura e de armamentos que irão auxiliar o efetivo no policiamento ostensivo na cidade. Duas armas de condução elétrica modelo SPARK devem chegar em breve e a viatura de prefixo 14082, uma Renault/Duster semi-blindada já está a disposição e vem sendo usada no patrulhamento.
O Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg) possibilita a empresários destinar até 5% do saldo devido de ICMS ao Estado para serem aplicados na compra de itens como veículos e armamentos entre outros.
Lançando em 2019, originalmente com cinco projetos de âmbito estadual, o Piseg se diversificou e conta com mais de uma dezena de linhas de aplicação, a maioria voltada ao fortalecimento de unidades em determinadas regiões do RS – dessa forma, as empresas conseguem reverter suas contribuições em favor das comunidades as quais estão ligadas.
Durante a formalidade o comandante do pelotão, primeiro-tenente Paulo Ricardo de Mello, fez uma breve apresentação do programa aos presentes, cumprimentou os empresários são-marquenses que já estão participando do Piseg e entregou certificados de agradecimento. O ato ainda teve a presença do prefeito Evandro Kuwer e representantes de entidades ligadas ao empresariado e ao setor da segurança no município.
Outra ação que já chama atenção nas ruas de São Marcos é a construção de abrigos para os policiais em parceria com a prefeitura. Há pelo menos 3 pontos na área central que irão contar com a proteção.
13 policiais e central 190 em Flores da Cunha
Com a nova Duster, o efetivo atualmente conta com seis viaturas para trabalho, sendo uma caminhonete Hilux, um Corolla e três Palios Adventure. A moto que a BM tinha já não faz parte da frota, pois o policiamento com este tipo de veículo necessita, obrigatoriamente, de pelo menos dois motociclistas, conforme informou ao SMO, o sargento Artur Junior.
Sobre as armas de condução elétrica (Spark), a BM de São Marcos já possui três em operação.
Operando com baixo efetivo, hoje o policiamento local conta com 13 policiais militares, sendo um 1º tenente, dois 2º sargentos e dez soldados, sendo uma policial feminina.
Questionado sobre o atendimento via 190, a comunicação da BM local informa que o mesmo segue tendo como base a cidade de Flores da Cunha, onde fica a companhia de polícia a qual o 2º pelotão pertence. À época, o serviço foi centralizado na cidade vizinha justamente pelo déficit de efetivo.