Bancada do PDT requer alteração no tráfego de cargas pesadas no centro de São Marcos
.

Pedido de providência foi enviado ao Executivo, solicitando atendimento a abaixo assinado de 2010 e lei de 2019
Os vereadores Antônio Luís Brochetto e Nestor Morandi, da bancada do PDT, realizaram pedido de providência sugerindo ao prefeito de São Marcos que determine ao departamento de trânsito do município solucionar em definitivo a questão da trafegabilidade de veículos pesados na Avenida Venâncio Aires.
Na justificativa do requerimento os vereadores citam o trânsito de veículos pesados como bitrens carregados com toras, carretas, caçambas carregadas com pedras ou terra entre outros veículos de carga que circulam pelo centro da cidade e que vem causando transtornos na avenida. Primeiramente pelo fato de que o estacionamento ao longo da mesma é totalmente oblíquo e tendo em vista também que a Avenida Venâncio Aires, por ser avenida central compreende moradias e estabelecimentos comerciais. Ruídos, tremores, acessibilidade e deterioração da pavimentação são principais argumentos.
O documento destaca ainda que a Câmara Municipal de Vereadores recebeu esta demanda em 2010, apoiada por abaixo assinado. Na época foram realizadas audiências publicas e desde então nada mais foi feito. Nesse sentido, novamente a Câmara de Vereadores anexa a cópia do abaixo assinado ao referido requerimento.
Os vereadores ainda citam a lei complementar número 59 de outubro de 2019, que instituiu o Plano de Mobilidade Urbana no município de São Marcos, que determina a participação da população nos processos de decisão, planejamento e gestão. A política de mobilidade urbana diz também que o transporte de carga dentro do perímetro urbano não pode prejudicar o tráfego e a acessibilidade. Definir rotas preferenciais e vias de uso proibidas para os veículos de carga também são preconizados pela legislação.
O requerimento sugere primeiro reduzir o volume de veículos pesados que utilizam a Avenida Venâncio Aires sendo sugerido como rota alternativa as ruas José de Alencar e Carlos Gomes, paralelas a avenida.