/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/b57034c3e59176a09cbbea646c22583a.png

Autismo na Visão de um Autista: Marcos Petry encantou os são-marquenses com sua história de vida

.

Atualizado em 12/04/2024 às 07:04, por Equipe SMO.

Autismo na Visão de um Autista: Marcos Petry encantou os são-marquenses com sua história de vida

Palestra emocionante sobre autismo atraiu cerca de 600 pessoas e abriu a programação da Feira do Livro de São Marcos que inicia oficialmente nesta quinta-feira

Na noite de quarta-feira, dia 10 de abril, a palestra de Marcos e Arlete Petry sobre o Autismo na Visão do Autista marcou o início das atividades da Feira do Livro no palco cultural do evento. Promovido pela Apae em parceria com a Secretaria de Educação, o evento atraiu mais de 600 pessoas para o Centro de Eventos João Fontana, incluindo pais, mães, educadores e pacientes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), proporcionando uma profunda reflexão sobre a experiência do autismo.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

Marcos Petry, acompanhado pelos pais Orlando e Arlete, compartilhou como é a vida da família catarinense que percorre o Brasil ensinando a entender o autismo. Com 31 anos de idade, Marcos é hoje um palestrante reconhecido nacionalmente, e sua história de superação emocionou o público presente.

Arlete Petry destacou a importância da perseverança e da adaptação na jornada de inclusão de Marcos nas atividades sociais e rotineiras do cotidiano. “Não dá para desistir. Mudamos tudo em nossa casa para que o Marcos pudesse se desenvolver com qualidade”, compartilhou Arlete, ressaltando que foram mais de quatro anos de esforço para que Marcos pudesse reconhecer cheiros, texturas e desenvolver a mobilidade.

Durante a palestra, Marcos Petry cativou a plateia com seu humor e comunicação eficaz, abrindo sua fala com a apresentação da família e a interpretação do “Hino do Autista”. Ele compartilhou sua percepção única do mundo, explicando as dificuldades enfrentadas pelos autistas no processamento sensorial e na comunicação não verbal.

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

Arlete, a mãe, conta que é muito difícil lidar com os comentários de outras pessoas na rua, especialmente em cidades pequenas. “O pessoal apontava, ‘ah, o deficiente louquinho da Arlete’”, conta. Mas diz que foi ensinando o filho a perceber que todas as pessoas têm limitações. Ela, por exemplo, não sabe falar inglês, mas Marcos sim. Aliás, ele também fala espanhol, língua em que também grava vídeos. “Marcos, tu sabe falar inglês e eu não. Eu também sou deficiente, mas consigo esconder.

Valorizar suas potencialidades fez parte do processo. Marcos também tem excelente memória auditiva. “O que escuto fica muito mais na minha cabeça do que o que vejo ou escrevo”, revela. Ele explica que, na escola, não olhava para a professora porque preferia olhar para um ponto fixo. É mais simples do que lidar com os múltiplos estímulos que envolvem escutar olhando para o interlocutor e que, muitas vezes demanda respostas com expressões faciais, olhares ou toques. “Dependendo da situação, posso entrar em crise”, explicou Marcos.

/apidata/imgcache/1fd4dd12a135f2a49158fe1f91cb23cf.png

Feira do Livro inicia oficialmente nesta quinta-feira e segue até domingo com ampla programação

Além da palestra emocionante desta quarta-feira, a abertura da Feira do Livro de São Marcos promete uma programação repleta de atrações artísticas, palestras, bate-papos com escritores, presença de livreiros e uma praça de alimentação, tudo aberto ao público no Centro de Eventos João Fontana.

A 15ª edição da Feira do Livro de São Marcos estará em andamento até domingo, oferecendo uma oportunidade única para a comunidade desfrutar de cultura, literatura e entretenimento. A abertura oficial do evento está marcada para as 19h30 desta quinta-feira e será transmitida ao vivo pelo São Marcos Online. A entrada é gratuita, convidando a todos a participarem e prestigiarem este importante evento cultural da cidade.