Atmosfera cada vez mais instável trará chuva e temporais isolados
Atmosfera quente e úmida está cada vez mais instável e vai trazer chuva e temporais isolados no Sul do Brasil hoje e nos próximos dias Uma massa de ar quente e úmido cobre as latitudes médias da América do Sul, gerando instabilidade entre a Argentina, o Uruguai e o Sul do Brasil.

Atmosfera quente e úmida está cada vez mais instável e vai trazer chuva e temporais isolados no Sul do Brasil hoje e nos próximos dias
Uma massa de ar quente e úmido cobre as latitudes médias da América do Sul, gerando instabilidade entre a Argentina, o Uruguai e o Sul do Brasil. Há risco de temporais isolados e chuva em diversos pontos, como já ocorreu ontem no Oeste do Rio Grande do Sul.
De acordo com a Metsul, da tarde para a noite desta sexta-feira, mesmo com sol em grande parte do estado, nuvens carregadas devem se formar, especialmente na Metade Oeste. A previsão é de pancadas de chuva e risco de temporais localizados.
No sábado, o sol aparece com nuvens em diversas cidades do Rio Grande do Sul, mas o tempo segue instável. O ar quente e úmido que cobre o estado traz condições para chuva em várias áreas até o fim do dia. A precipitação será irregular e mal distribuída, com chuva em alguns pontos logo pela manhã e, na maioria dos locais, da tarde para a noite. Há risco isolado de chuva forte, vento e granizo. As temperaturas ficam abafadas, com máximas próximas de 30°C em várias regiões.
O domingo será de tempo instável no Rio Grande do Sul. Muitas nuvens se formam ao longo do dia, com chuva em grande parte das cidades, em algumas áreas já pela manhã. Apesar da instabilidade, haverá aberturas de sol em alguns pontos. O tempo permanece abafado, e segue o risco de chuva forte e temporais isolados.
COMO O CALOR E A UMIDADE FORMAM TEMPORAIS NESTA ÉPOCA
A combinação de alta umidade e temperaturas elevadas cria condições ideais para a ocorrência de temporais isolados, com chuva torrencial e volumes elevados em um curto intervalo de tempo, além de vento forte e granizo, especialmente nesta época do ano.
Em geral, esses temporais acontecem da tarde para a noite, quando o aquecimento diurno intensifica os movimentos convectivos, que são correntes de ar ascendente na atmosfera. A convecção então forma nuvens do tipo Torre Cumulus (TCu) e Cumulonimbus (Cb), responsáveis por esses temporais localizados, muitas vezes bastante isolados.
Além disso, alguns desses temporais podem atingir níveis fortes a severos, com risco de danos localizados. Quanto mais quente a atmosfera e mais baixa a pressão atmosférica, maior será o potencial para a formação de nuvens muito carregadas, o que aumenta a probabilidade de temporais localizados de maior intensidade.
Portanto, ar quente e umidade funcionam como combustíveis para o tempo severo, e dias de calor intenso têm uma maior probabilidade de tempestades — desde que a atmosfera não esteja muito seca.