Após um ano do resgate mais dramático de São Marcos, caminhão de coleta segue no penhasco
Em 17 de março de 2021, três trabalhadores foram salvos após o caminhão de coleta em que estavam cair de aproximadamente 100m. O resgate foi dramático e durou cerca de 10h. O caminhão da empresa Ecoverde ainda está no local.

Em 17 de março de 2021, três trabalhadores foram salvos após o caminhão de coleta em que estavam cair de aproximadamente 100m. O resgate foi dramático e durou cerca de 10h. O caminhão da empresa Ecoverde ainda está no local. Relembre o caso e leia o depoimento do secretário de Meio Ambiente
Ao final de um resgate que durou quase 10 horas e envolveu equipes de profissionais de São Marcos e Flores da Cunha, além de voluntários, os três trabalhadores que ocupavam a cabine do caminhão que caiu em um penhasco na manhã daquela quarta-feira, dia 17 de março de 2021 foram retirados com vida.
O São Marcos Online acompanhou o trabalho do resgate dramático na Estrada 500 – em Santo Henrique, interior do município. Após a queda em uma ribanceira de mais de 100m abaixo do nível da estrada, o motorista do caminhão Deivid André Ribeiro, de 33 anos, que apresentava um corte no braço, reuniu suas forças para subir de volta à estrada e pedir ajuda para salvar os amigos.
A segunda vitima a sair da ribanceira foi Cristian Pereira da Silva, 24 anos, que teve fraturas na região do pescoço, cabeça e tórax. A equipe dos bombeiros imobilizou o homem no local onde o caminhão parou e subiu o barranco com uma maca após 5 horas de um trabalho incansável. Cristian foi encaminhado para hospital de Caxias do Sul onde passou por cirurgia e teve boa recuperação.
O último a sair do local foi o senegalês Modou Dia Mbaye, de 36 anos, sob o olhar apreensivo dos amigos e conterrâneos que fizeram questão de acompanhar todo o resgate. Modou saiu do local por volta das 17h30, bastante debilitado porém, sem lesões aparentes. Ele foi encontrado distante de onde estava o caminhão.
O resgate contou com atuação dos soldados do Corpo de Bombeiros de São Marcos e Flores da Cunha, além de Samu e Secretaria da Saúde e muitos voluntários. A operação teve início por volta das 9h30 durando até o início da noite.
A empresa Eco Verde, que é terceirizada pela prefeitura de São Marcos e realiza a coleta de resíduos na cidade não quis se manifestar em relembrar o caso nem respondeu a reportagem sobre a retirada do caminhão. Também não foi possível apurar se os três colaboradores ainda seguem na empresa.
Já o secretário de Meio Ambiente de São Marcos, Fabiano Varela, explicou ao SMO sobre as medidas tomadas para minimizar qualquer impacto, sendo que o caminhão ainda não foi retirado.
“O caminhão permanece no local do acidente, porém os líquidos com maior potencial de poluição foram retirados, como combustível e óleos lubrificantes, diminuindo assim o risco maior de contaminação. A operação para remover o veículo causaria danos ambientais bem mais expressivos do que manter o veiculo no local, além da segurança e custo da operação”, aponta Fabiano.