Após apontamento de irregularidades, presidente e secretária do Sindiser São Marcos foram afastadas
Pedindo por transparência, 86 servidores votaram pelo afastamento na noite desta segunda-feira. Entre as irregularidades estão autogratificações e depósitos indevidos. A presidente alega perseguição Na noite desta segunda-feira (4), uma assembleia extraordinária do Sindicato dos Servidores Municipais de São Marcos (Sindiser) marcou a trajetória da entidade.

Pedindo por transparência, 86 servidores votaram pelo afastamento na noite desta segunda-feira. Entre as irregularidades estão autogratificações e depósitos indevidos. A presidente alega perseguição
Na noite desta segunda-feira (4), uma assembleia extraordinária do Sindicato dos Servidores Municipais de São Marcos (Sindiser) marcou a trajetória da entidade. Após a assinatura e protocolo de um requerimento por 177 sócios, a presidente Geovana Soldatelli e a secretária Nicole de Lima foram destituídas de seus cargos.
A iniciativa dos servidores foi respaldada pelo Código Civil Brasileiro, artigo 59, inciso I, e pelo Estatuto Social da entidade, que prevê a realização de assembleias extraordinárias quando necessário. O requerimento solicitava cópias de relatórios e documentos, bem como uma pauta específica para votação da destituição dos membros acusados de envolvidos em desvios e irregularidades.
Daiane Alves, Fiscal Sanitária e sócia do sindicato, liderou o movimento e relatou que a assembleia transcorreu de maneira pacífica e organizada, conduzida pelo Conselho Fiscal. O processo começou com a leitura da ata da assembleia anterior e a apresentação detalhada de relatórios que abordavam minuciosamente os desvios, formas de pagamento e acordos irregulares.
“Quem conduziu os trabalhos foi o Conselho Fiscal. A primeira pauta começou no horário, respeitaram as chamadas”, destacou Daiane.
A análise minuciosa dos documentos revelou irregularidades nas auto gratificações concedidas nos meses de agosto, setembro e outubro de 2023, no valor de R$ 980,00/mês, sem o consentimento dos demais membros da diretoria. Além disso, foi identificado um cheque no valor de R$ 200,00, depositado na conta pessoal da presidente, oriundo do pagamento por terceiros para o evento “Jantar do Servidor”.
Durante a assembleia, representando o grupo dos 177 signatários, Daiane teve a oportunidade de se manifestar, apresentando documentos que respaldavam as preocupações levantadas. A presidente Geovana Soldatelli teve a chance de fazer sua defesa antes da votação.
Uma reunião realizada em dezembro de 2023, pela gestão e pelo Conselho, tratou dos “equívocos” quanto à retirada de função gratificada. Na época Giovanna Soldatelli emitiu uma nota onde justificou que o trabalho extraordinário, inclusive aos sábados, estava relacionado à falta de um setor financeiro eficiente no Sindicato, principalmente pelas atividades voltadas ao jantar dos servidores em outubro de 2023.
Na mesma nota, a presidente afirmou que o Conselho agiu conforme o Estatuto para corrigir os equívocos nas funções gratificadas e ressaltou a publicidade das contas do sindicato, disponíveis para análise de qualquer servidor. Giovanna Soldatelli destacou que qualquer tentativa de atribuir improbidade à gestão configuraria calúnia e difamação.
A contagem dos votos desta noite revelou uma decisão expressiva, com 86 votos a favor da saída da presidente e da secretária-geral contra 51 contra. O Conselho Fiscal ratificou a decisão, declarando a destituição imediata dos cargos.
O vice-presidente, Wanderley Bresolin, foi imediatamente empossado como novo presidente, assumindo a responsabilidade de liderar o Sindiser em um novo capítulo de sua história.
As primeiras informações sobre as irregularidades surgiram após uma reunião da diretoria em 14/12, onde foram firmados acordos para a devolução de parte do dinheiro desviado em auto gratificações. Cabe salientar que em fevereiro o grupo de servidores protocolou junto ao Ministério Público do Trabalho e a Promotoria Pública de São Marcos o mesmo requerimento.
A documentação completa referente aos relatórios, atas e vídeos apresentados durante a assembleia estará disponível para consulta na sede do Sindiser São Marcos, oferecendo transparência e respaldo aos membros interessados.