Após 3 rodadas de negociação, Metalúrgicos e Simecs irão discutir junto ao TRT4
Proposta conjunta de mediação foi assinada na última sexta (30). Trabalhadores querem 10% e empresas oferecem 4,24% Após três rodadas de negociação, considerando as dificuldades de entendimento entre as partes, o Sindicato dos Metalúrgicos apresentou uma proposta de realização de uma reunião de mediação ao Simecs junto ao TRT 4, em Porto Alegre.

Proposta conjunta de mediação foi assinada na última sexta (30). Trabalhadores querem 10% e empresas oferecem 4,24%
Após três rodadas de negociação, considerando as dificuldades de entendimento entre as partes, o Sindicato dos Metalúrgicos apresentou uma proposta de realização de uma reunião de mediação ao Simecs junto ao TRT 4, em Porto Alegre. De comum acordo a reunião está sendo agendada, com a expectativa de que a referida mediação auxilie as partes para uma composição adequada.
Documento foi assinado pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, Assis Melo e pelo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), Ubiratã Rezler na última sexta (30) e reunião com o Tribunal Regional do Trabalho deve ser nesta semana.
Cerca de mil trabalhadores e trabalhadoras participaram da Assembleia Geral de Dissídio no sábado, dia 24 de junho, reunidos em frente à Sede Central do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e região.

Na ocasião, pela terceira vez foi rejeitada a proposta de aumento salarial, indicada pela entidade patronal, de 4,24% pela terceira vez. A reivindicação é de que o aumento seja de 10%.
A data-base do período para negociações é em junho, o que significa que a inflação acumulada dos últimos 12 meses, a contar desse mês, costuma ser uma referência para as tratativas. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que serve de base, só foi divulgado até o mês de abril. Mas, para se ter uma ideia, nos últimos 12 meses divulgados, o acumulado foi de 3,83%.
Ações pelo reajuste marcaram esta manhã em Caxias

A manhã desta segunda-feira, 3 de julho, marcou um mês da assembleia que aprovou por unanimidade a pauta de reivindicações e o reajuste salarial de 10% da categoria metalúrgica. Como não houve fechamento na negociação com a entidade patronal, as mobilizações nas portas das fábricas seguem. O Sindicato dos Metalúrgicos mobilizou trabalhadores da Marcopolo na manhã desta segunda-feira.
O presidente também convoca os trabalhadores e trabalhadoras para a assembleia geral que vai acontecer no dia 7 de julho, às 10h da manhã, em frente à Sede Central do Sindicato.
Campanha Salarial 2023

A Campanha Salarial 2023 da categoria metalúrgica foi lançada no dia 21 de maio. No dia 3 de junho, por unanimidade, foi aprovado o índice de 10% de aumento salarial. Também foi aprovada por unanimidade a pauta com 93 itens.
Dentre os destaques aprovados estão:
- Elevação do Piso Salaria da categoria para R$ 3.500,00;
- Pagamento do Auxílio-creche para a criança;
- Transporte gratuito;
- Adicional de insalubridade em, no mínimo, grau médio;
- Salários iguais para funções iguais para homens e mulheres;
- Limitação de 30 minutos para tempo de deslocamento;
- Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais;
- Pagamento de cesta-básica no valor de R$ 250,00 para trabalhadores e trabalhadoras;
- Transporte seguro para as mulheres com medida protetiva. Direito ao transporte em frente a sua moradia;
- Liberdade para atuação sindical;
- Atestados médicos e odontológicos. Aumento para dez dias o prazo de entrega.