Agricultoras são-marquenses participaram de curso gratuito sobre tortas e docinhos caseiros
Capacitação foi promovido pela secretaria de agricultura em parceria com o SENAR e a Emater Na última semana 15 agricultoras participaram de uma capacitação gratuita com carga horária de 16 horas, realizada no salão do Bairro Francisco Doncatto.

Capacitação foi promovido pela secretaria de agricultura em parceria com o SENAR e a Emater
Na última semana 15 agricultoras participaram de uma capacitação gratuita com carga horária de 16 horas, realizada no salão do Bairro Francisco Doncatto. Com essa ação, os objetivos da Secretaria de Agricultura é oferecer possibilidades para transformar o conhecimento em geração de renda, incentivar a independência econômica e ainda otimizar o aproveitamento de insumos da própria propriedade.
Durante a capacitação foi abordado todo o processo de produção dos alimentos, desde a higiene na manipulação até a forma correta de embalar e armazenar os produtos. O curso foi ministrado pela instrutora do SENAR, Joelma de Fátima Rodrigues da Silva. Todas as participantes receberão certificados. Confira os temas estudados:

- Higiene e saúde na manipulação de alimentos;
- Segurança e saúde no trabalho;
- Prevenção de acidentes;
- Cuidados com o meio ambiente;
- Preparação dos ingredientes;
- Preparação da massa básica de bolo e pão de ló para tortas;
- Preparação dos recheios para tortas;
- Preparação das coberturas para tortas;
- Preparação das decorações das tortas;
- Desenvolvimento das tortas: Torta Marta Rocha, Torta de Morangos e Chocolate, Torta de Nozes, Torta de Ganache, Torta de Sorvete e Torta de Frutas;
- Preparação da massa básica para docinhos;
- Preparação dos recheios e das coberturas para os docinhos;
- Desenvolvimento das receitas de nove variedades de docinhos;
- Embalagem e armazenamento das tortas e dos docinhos.
Para o ano que vem, conforme informações do diretor da pasta, Luiz Antonio Tonietto, serão realizados mais cursos gratuitos em parceria com o SENAR para os agricultores. Faz parte do planejamento para 2023 diversificar as temáticas abordadas e ampliar a quantidade de capacitações.