Afinal, o Halloween é do mal?
Antes de te responder esta pergunta, vamos entender a história desta data que vem ganhando espaço também em nosso país. O Halloween tem suas raízes em uma antiga celebração celta chamada Samhain, que acontecia na Irlanda e marcava o fim da colheita e o início do inverno.

Antes de te responder esta pergunta, vamos entender a história desta data que vem ganhando espaço também em nosso país.
O Halloween tem suas raízes em uma antiga celebração celta chamada Samhain, que acontecia na Irlanda e marcava o fim da colheita e o início do inverno. Para os celtas, o dia 31 de outubro era especial, pois acreditavam que, nesta data, o “mundo dos vivos” e o “mundo dos mortos” se
aproximavam, tornando mais fácil o contato com espíritos. Para se protegerem dos espíritos considerados mal-intencionados, as pessoas se fantasiavam de figuras misteriosas e assustadoras, como monstros e criaturas estranhas, com o intuito de se misturarem aos espíritos e passarem despercebidas. Este costume foi levado para os Estados Unidos em 1840 por imigrantes irlandeses fugindo da fome.
A palavra “Halloween” vem da expressão em inglês “All Hallows’ Eve” onde “All” significa “todos”,
“Hallow” quer dizer “santo” e “Eve” é “véspera”, então “All Hallows’ Eve” significa “Véspera de Todos os Santos”. Com o tempo, o nome foi encurtando até virar “Halloween”.
A tradição do “trick or treat”
Nos Estados Unidos, onde o Halloween é amplamente celebrado, essa data é também um grande
impulso para a economia. Todos os anos, bilhões de dólares são movimentados com a compra de fantasias, decorações e, claro, doces. A tradição do “trick or treat” (travessuras ou gostosuras), em que as crianças vão de porta em porta pedindo guloseimas, faz com que supermercados e lojas fiquem lotados de balas, chocolates e outros produtos temáticos. E não são apenas as crianças que entram no clima: muitos adultos decoram suas casas com abóboras esculpidas, teias de aranha e enfeites de luzes, criando uma atmosfera de mistério e diversão. Com essa demanda, setores como o varejo e até o turismo local aproveitam o aumento nas vendas e nas atividades. Hoje, o Halloween é uma das datas mais lucrativas do ano, ficando atrás apenas do Natal em movimentação financeira
Hoje em dia, as fantasias de Halloween vão muito além de bruxas, fantasmas e monstros.
Personagens de filmes, desenhos e até políticos entram na lista de inspirações para quem quer comemorar a data de forma engraçada. Casais e famílias também costumam entrar na brincadeira, usando fantasias combinadas e criativas que garantem boas risadas. Com tanta variedade, o Halloween se tornou uma festa onde todos podem explorar suas ideias e brincar com a criatividade, transformando-se no que quiserem – seja algo assustador, engraçado ou até romântico!
Então, afinal, o Halloween é do mal? Não! Na verdade, é uma data em que as pessoas se reúnem
para brincar, misturando humor e fantasia. Mais do que sustos, o Halloween é sobre diversão, doces e muita criatividade.
Happy Halloween! 🎃
Cheila Rizzo
Professora de Língua Inglesa.