A partir de hoje secretaria de saúde de São Marcos atenderá em feriados e finais de semana
O local funcionará como uma unidade básica de saúde em horário estendido, das 7h às 22h A partir deste domingo, 1° de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde passará a realizar atendimentos médicos pelo SUS também nos feriados e finais de semana em São Marcos.

O local funcionará como uma unidade básica de saúde em horário estendido, das 7h às 22h
A partir deste domingo, 1° de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde passará a realizar atendimentos médicos pelo SUS também nos feriados e finais de semana em São Marcos. O local funcionará como uma unidade básica de saúde em horário estendido, ou seja, das 7h às 22h. A mudança foi motivada após solicitação do Hospital Beneficente São João Bosco, que alegou haver excesso de trabalho nos sábados, domingos e feriados, justamente em função dos pacientes do SUS. Os atendimentos em feriados e finais de semana estavam sendo prestados pelo Hospital desde 2019.
Para que a Secretaria de Saúde possa abrir para atendimentos médicos, agora não somente de segunda a sexta-feira, foi realizada a contratação de empresa especializada por meio de licitação para o fornecimento de médicos, e também foram chamados dois enfermeiros e uma técnica em enfermagem do concurso público que estava em vigência no município. Além da preparação da equipe, tudo relacionado à estrutura e aquisição de insumos também foi providenciado pela administração.
Os atendimentos de urgência e emergência seguem ocorrendo no Hospital São João Bosco, a secretaria ficará para as consultas menos graves, exatamente como uma unidade básica, mas neste caso com horário estendido. Os finais de semana e feriados serão destinados às consultas médicas, pois a troca de receitas, mostra de exames, e procedimentos relacionados às avaliações de rotina, por exemplo, que não são de urgência, seguem ocorrendo apenas nos dias úteis.
A última alteração no contrato com o Hospital foi referente ao horário de atendimento, quando, em outubro deste ano, a Secretaria de Saúde passou a atender até às 22h e não mais somente até às 19h. Desde então, a média de atendimentos das 19h às 22h varia entre 10 e 12 pacientes. As causas são variadas, dentre essas há, principalmente, casos de diarréia, vômito, febre, mal estar e síndrome gripal.
Dúvidas sobre os atendimentos podem ser esclarecidas diretamente pelo telefone (54) 3291-1805.