/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/cd7939cd48da509122a00f90eed10bd4.png

A importância dos territórios de aprendizagem na Educação Infantil

Eles têm a proposta de montar espaços voltados para estimular o desenvolvimento social, cognitivo e motor das crianças. As atividades serão montadas com materiais estruturados e não estruturados num espaço ao ar livre ou sala de aula e as crianças escolhem qual espaço pretendem explorar.

Atualizado em 28/11/2023 às 14:11, por Equipe SMO.

A importância dos territórios de aprendizagem na Educação Infantil

Eles têm a proposta de montar espaços voltados para estimular o desenvolvimento social, cognitivo e motor das crianças. As atividades serão montadas com materiais estruturados e não estruturados num espaço ao ar livre ou sala de aula e as crianças escolhem qual espaço pretendem explorar.

Ao longo do tempo a criança e a própria infância tem sido alvo de estudos, análises e reflexões. Sabendo que a criança necessita ser estimulada para que seu desenvolvimento ocorra de forma plena e, também, que o meio no qual ela está inserida contribui para o seu desenvolvimento e aquisição de novas aprendizagens, se faz necessária a criação de espaços voltados e pensados para as crianças. Estes espaços vão muito além da criação de escolas infantis e parques públicos, um espaço pensado para a criança deve oferecer segurança, diversão, permitir e instigar a exploração e, acima de tudo, deve levar em consideração a vontade das crianças.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

Quando se ouve ou se lê a palavra “território” imagina-se um espaço, um pedaço de terra, um perímetro geográfico delimitado. Ao conceituar “aprendizagem” definimos como um fenômeno ou um método relacionado com o ato ou efeito de aprender aprendizagem esta que estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, causando um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente. Daí conceituamos “Território de Aprendizagem” como um espaço de investigação que oferece ao aluno conhecimento por meio da exploração dos mais diferentes espaços que promoverá experiências com vários objetos, números, cores, quantidades e exploração do seu entorno no intuito de fomentar ainda mais a curiosidade e o protagonismo da criança.

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

As práticas pedagógicas de aprendizagem na Educação Infantil vivem um processo de revisão, pois a educação segue em construção e nos últimos anos tem se observado que houve mudanças no conceito de técnicas de aprendizagem relacionadas a esta modalidade de ensino. Assim, surgiram os territórios de aprendizagem. Eles têm a proposta de montar espaços voltados para estimular o desenvolvimento social, cognitivo e motor das crianças. As atividades serão montadas com materiais estruturados e não estruturados num espaço ao ar livre ou sala de aula e as crianças escolhem qual espaço pretendem explorar. No decorrer do processo o professor observará o andamento das ações e só intervirá caso a criança solicite ajuda. É de suma importância que o professor faça um acompanhamento individual do desenvolvimento de cada criança para observar sua evolução no processo de ensino aprendizagem, tendo em vista que cada criança possui suas particularidades e fases de desenvolvimento diferenciados ou seja cada uma no seu tempo.

/apidata/imgcache/1fd4dd12a135f2a49158fe1f91cb23cf.png

Contudo, o ensino infantil é direito adquirido e citado em várias leis educacionais vigentes tais como: LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e RCNEI (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil) Na lei de Diretrizes e Bases vários artigos são relacionados a esta etapa, podemos citar, por exemplo, o artigo 29 que diz: A Educação Infantil como primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Diante dessa afirmação percebe-se que é necessário esse trabalho integrado para que a educação infantil proporciona às crianças conhecer, descobrir e explorar o meio em que vivem contribuindo para seu desenvolvimento e autonomia.

/apidata/imgcache/521ec81c01718c180929d2b052e93fce.png

Ao organizar os espaços para exploração das crianças o professor precisa estar aberto ao novo e atento, pois é através desse brincar que a criança vai aprender, cada atividade proposta precisa ter uma intencionalidade, ou seja, precisa estimular a disciplina, conhecimento e curiosidade, embora saibamos que a criança tem a sua própria maneira de interpretar e isso é preciso ser respeitado. As crianças precisam se sentir livres para escolher sua própria trajetória e desenvolver sua dependência e autonomia na Educação Infantil.

Dessa forma, percebe-se que é de suma importância inovar nas práticas e metodologias a serem ministradas na educação infantil para que as crianças sejam instigadas a assumir seu papel na sociedade como protagonistas e como seres pensantes capazes de criar, inovar e construir coisas novas, adquirindo aprendizagens novas, conceitos novos e superando desafios desafios.

Professoras Jaqueline Becker de Moraes e Neiva Aparecida Zucco.

Escola de Educação Infantil Pingo de Gente.