A importância dos exercícios físicos para a saúde
A prática de atividade física é um fator primordial para prevenir os problemas cardíacos O estresse vivido pela população e o sedentarismo proporcionam o aumento do risco cardíaco. Assim, a prática de atividade física é um fator primordial para prevenir os problemas cardíacos e colocar o exercício físico como um agente promotor da saúde.

A prática de atividade física é um fator primordial para prevenir os problemas cardíacos
O estresse vivido pela população e o sedentarismo proporcionam o aumento do risco cardíaco. Assim, a prática de atividade física é um fator primordial para prevenir os problemas cardíacos e colocar o exercício físico como um agente promotor da saúde.
Os exercícios físicos promovem diversas melhorias no organismo, melhorando todo o sistema cardiovascular. A prática esportiva também auxilia na baixa do colesterol prejudicial à pessoa e ao peso. Nos diabéticos o esporte proporciona a queima do excesso de açúcar existente, potencializando a insulina produzida pelo organismo. Além disso, a prática de esporte produz uma sensação de bem estar emocional e físico devido à produção de endorfina e animais, que auxiliam, também, no combate à depressão e ao estresse físico emocional.
Porém, quando se for praticar qualquer tipo de atividade física, procurar sempre um profissional formado em educação física. O exercício aumenta a aptidão física e previne diversas doenças. Melhora as condições físicas, cardiovasculares, respiratórias, a circulação do sangue, o aparelho locomotor, as funções cerebrais e evita o envelhecimento precoce. E que a força, agilidade, coordenação motora, flexibilidade, postura e resistência física adquiridas com a prática de exercícios são fatores importantes para o desempenho produtivo do ser humano e que o capacitam a realizar e eficientemente as tarefas impostas pela vida. Além desses fatores, os exercícios aeróbicos protegem o sistema cardiovascular.
O binômio atividade física e saúde é fator primordial de promoção da vida sadia e da prevenção de doenças e estilo de vida, onde a atividade física constitui fator fundamental. Ela interfere de forma decisiva, ao se contrapor a todos os fatores de risco das doenças cardiovasculares.
A saúde é uma conquista, e não um dom natural, e deve ser permanente conseguida. Manter a saúde é uma tarefa que precisa ser realizada diariamente, inclusive em sala de aula, onde conteúdos relacionados à saúde podem ser estudados na disciplina de ciências e praticados na aula de Educação Física.
Artigo das professoras
Bruna Rodrigues da Rosa e Marina Rech Pedrotti