5º Fórum da Pecuária reuniu cerca de 200 pessoas em Criúva
Evento promoveu debate sobre Pagamento de Serviços Ambientais, entre outros temas relevantes para o segmento do agronegócio A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) promoveu nesta quarta-feira (16.08) a 5ª edição do Fórum da Pecuária de Corte e Leite nos Campos de Altitude do RS.

Evento promoveu debate sobre Pagamento de Serviços Ambientais, entre outros temas relevantes para o segmento do agronegócio
A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) promoveu nesta quarta-feira (16.08) a 5ª edição do Fórum da Pecuária de Corte e Leite nos Campos de Altitude do RS. O encontro foi realizado no salão de Dallagno, divisa de Vila Seca e Criúva, em parceria com o Sindicato Rural e o Programa Juntos para Competir (Sebrae RS, Senar/RS e Farsul). Participaram cerca de duzentos produtores rurais, técnicos de diversas entidades e estudantes da Escola Família Agrícola (AEFASERRA).
A prefeita em exercício, Paula Ioris, saudou os participantes, alunos e as lideranças do segmento. “Conhecimento nunca é demais, por isso este tipo de evento é tão importante para a disseminação de informações”, afirmou. Ela destacou ações em prol dos produtores rurais caxienses, como a renovação da frota de veículos e máquinas que atendem o interior do município. Também agradeceu às instituições parceiras pelo trabalho conjunto na promoção do 5º Fórum.
As palestras iniciaram pela manhã, com o tema “O Futuro da Produção Leiteira nos Campos de Altitude do RS”, em que o professor Paulo Carvalho, da UFRGS, apresentou o Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA), do qual ele é coordenador técnico. A iniciativa, em parceria com o Ministério da Agricultura e Programa Juntos para Competir, já beneficiou cerca de duas mil famílias de pequenos produtores familiares. “Nossa região possui condições privilegiadas para a produção de pastagens, porém temos o desafio constante de aumentar e qualificar a produção de leite, ampliando a geração de renda e a qualidade de vida das famílias”, disse. Na sequência, o veterinário Júlio Barcelos falou sobre “Pecuária Sustentável”.
À tarde, predominaram os debates sobre Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O prefeito de Vera Cruz, Gilson Adriano Becker, apresentou a iniciativa do município do Vale do Rio Pardo, onde, há mais de dez anos, o Programa Protetor das Águas paga donos de terras para que ajudem a preservar o arroio responsável pela maior parte da água consumida na zona urbana. Ele esteve acompanhado por técnicos da prefeitura. Depois, o biólogo e especialista em Ecologia e Meio Ambiente, Jean Budke, falou sobre experiência semelhante na região de Erechim, além de abordar o “Mercado de Carbono: Desafios e Oportunidades”.
A equipe do SAMAE também participou do Fórum. O diretor-presidente, Gilberto Meletti, apresentou as características da reservação de água em Caxias do Sul, município que não possui rios caudalosos e precisa investir na construção de barramentos em arroios, como Faxinal e Marrecas. A gerente de Recursos Hídricos, Neiva Rech, falou sobre “Inovação da nova Lei das Águas, atividades licenciáveis e a legislação de PSA“. Segundo ela, a Lei 246 (Lei das Águas), elaborada em 2005, foi muito importante naquele momento para a preservação dos recursos hídricos e para o planejamento das ações no município. “Esta lei passou por estudos para modernização do texto, e deverá prever futuramente o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)”, observou.
O evento reuniu técnicos, lideranças e agricultores de diversos municípios da região. O Sebrae foi representado pelo gestor de Projetos Claiton Velho. Também estiveram presentes o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto, presidente do Sindicato Rural, Valmir Susin; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Benardete Boniatti Onsi; presidente da Federação dos Clubes de Integração e Trocas de Experiências (Federacite), Gilson Hoffmann; supervisor regional do Senar, Nilson Finger; coordenadora da Serra da Secretaria Estadual da Agricultura, Lucimar Rodrigues; coordenadora da Inspetoria Veterinária Luíza Virgínia Caon, e subprefeitos de Criúva, Luiz dos Reis; e de Vila Seca, Sandro Camargo.