441.550 doses de vacina chegam ao RS nesta sexta
Imunizantes serão utilizados para aplicação de segunda dose e completar a faixa etária de 63 e 62 anos No início da manhã desta sexta-feira chegam a ao Estado 441.550 doses de vacinas contra a Covid-19. Serão 173.

Imunizantes serão utilizados para aplicação de segunda dose e completar a faixa etária de 63 e 62 anos
No início da manhã desta sexta-feira chegam a ao Estado 441.550 doses de vacinas contra a Covid-19. Serão 173.800 da Coronavac, do Instituto Butantan, e 267.750 da AstraZeneca, da Fiocruz. Os imunizantes serão utilizados para aplicação de segunda dose e para completar a faixa etaria de 63 e 62 anos.
“Já podemos detectar sinais de que a vacinação e as restrições do Distanciamento Controlado estão funcionando para baixar os índices da pandemia no Estado. Houve uma diminuição, embora lenta e preocupante, do número de casos registrados, internações e na média móvel de óbitos”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
Entre os grupos prioritários já imunizados ou se vacinando estão trabalhadores da saúde, idosos, pessoas com deficiência institucionalizadas ou acamadas, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e forças de salvamento e segurança. Quando for finalizada a vacinação dos idosos, começa a de pessoas com alguma comorbidade (obesidade, hipertensão, cardiopatias, diabetes e outras).
Assim que chegarem ao Estado, as vacinas serão levadas à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na capital. Lá, serão separadas e, em seguida, entregues às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs)
Como será a aplicação de doses do lote que chega na sexta-feira (16/4):
• segunda aplicação de Coronavac de 65% das pessoas que se vacinaram com a remessa recebida em 20 de março (28 dias após a primeira aplicação – as doses para os demais 35% já haviam sido distribuídos na remessa anterior);
• segunda aplicação de AstraZeneca de 50% das pessoas que se vacinaram com a remessa recebida em 24 de janeiro (12 semanas após a primeira aplicação);
• completar a vacinação dos idosos de 63 anos (completar 100%);
• avançar a vacinação da faixa etária de 90% da população com 62 anos.