1ª Superlua de agosto poderá ser vista nesta terça-feira
Fenômeno acontecerá duas vezes neste mês O mês de agosto chegou e com ele uma dose dupla de superluas. O evento em que a Lua parece mais próxima da Terra acontece no primeiro e no último dia do mês. Além disso, agosto está repleto de lançamentos espaciais.

Fenômeno acontecerá duas vezes neste mês
O mês de agosto chegou e com ele uma dose dupla de superluas. O evento em que a Lua parece mais próxima da Terra acontece no primeiro e no último dia do mês. Além disso, agosto está repleto de lançamentos espaciais. Se quiser ver mais do que te aguarda esse ano, preparamos ainda esses guias de fases da lua e eclipses.
De forma bem simples e resumida, uma Superlua ocorre quando o nosso satélite natural chega à fase completa praticamente ao mesmo tempo em que faz sua aproximação máxima com a Terra (ponto chamado de perigeu).
Como de costume em eventos do tipo, muitos tentarão garantir uma foto do corpo celeste, mas essa tarefa pode não ser tão fácil assim. Isso porque, ao tirar fotos da lua com o celular, é comum que apareça apenas um pontinho brilhante no céu escuro. A boa notícia é que, na superlua de agosto, o satélite fica mais próximo à Terra e, por isso, aparenta ter tamanho maior. Assim, com as dicas certas, é possível garantir um bom clique.
De acordo com o canal TechTudo, as superluas de agosto, também chamadas de “Lua de Esturjão” e “Superlua Azul”, serão a melhor oportunidade para registrar o corpo celeste em 2023. O fenômeno só irá ocorrer mais uma vez neste ano, em setembro, mas apenas um céu livre de nuvens poderá garantir a visibilidade do evento.
A superlua de agosto ocorrerá duas vezes, no início (1) e final (30) do mês. A super lua de 1º de agosto de 2023, chamada de Lua de Esturjão, estará em seu ápice a partir de 15h31 (horário de Brasília), segundo o site Time and Date.
O horário da superlua do dia 30, também chamada de “Lua Azul”, pode variar. Em alguns locais, ela estará completamente visível a partir das 22h35 (horário de Brasília), mas, para quem está em outros fusos horários, a melhor visibilidade do satélite natural ocorrerá na madrugada do dia 31. Confira a seguir seis dicas para fotografar o corpo celeste.